Informações Sobre Vacinas e Vacinações
Com a queda das vacinações nesses últimos anos no Brasil, estar informado sobre quando vacinas serão oferecidas e saber informações sobre a importância da vacina, de um ponto de vista coletivo e individual nunca foi tão importante. Sabendo quais são as vacinas que você necessita tomar é essencial para manter sua imunização, e a das pessoas com quem você convive, em dia. Por sorte, se não souber quais vacinas ainda tem que tomar, recomendamos fazer o nosso questionário e ver o seu calendário vacinal. Apenas clique no botão abaixo.
Um Breve Panorama Sobre Os Problemas Que O Brasil Enfrenta Em Relação A Vacinação
As vacinas são o resultado do sucesso de anos de batalha contra várias doenças e já salvaram a vida de milhões e evitaram desastres médicos de bilhões.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que nunca houve uma forma mais eficiente de prevenção do que a vacina. A imunização em massa pode ser considerada uma vitória na história da humanidade, pois permitiu que nossos sistemas imunológicos combatessem muitos eventos que teriam derrubado nossa civilização.
Porém, por mais que existam vacinas que já foram, e que estão sendo desenvolvidas para nos ajudar a combater muitas doenças, diversos fatores interferem na vacinação de toda a população. Tais como a falta de informação, negacionismo, intensificação das mudanças climáticas, entre outros.
A Falta de Informações não só faz com que um indivíduo não tenha conhecimento sobre a vacina em si, mas pode prevenir com que a pessoa se vacine, algo que é muito grave, pois isso coloca a vida dela e das pessoas ao seu redor em perigo.
Com as Mudanças Climáticas, diferentes espécies estão sendo expulsas de seus habitats naturais e expostas a ambientes inusitados, possibilitando a transmissão de diversos vírus e bactérias. Além disso com o derretimento das geleiras além de ser responsável pelo aumento dos níveis do oceano que põe a vida de diversas populações em risco, diversos vírus de centenas de milhões de anos atrás podem ser descongelados, podendo causar novas epidemias ou até mesmo pandemias.
A possibilidade do surgimento de novas epidemias é um dado preocupante, mas se forem tomadas medidas para evitar que a situação se agrave mais do que agora, em termos de saúde pública, ainda pode haver esperança. Portanto, muito trabalho precisa ser feito, mas não apenas individualmente, mas também pelas grandes empresas e políticos e legislativos que têm o poder de criar, diretamente, leis para proteger as terras naturais do mundo e evitar que mais desastres aconteçam.
Por último mas não menos importante: O Negacionismo, uma palavra que você com certeza já deve ter escutado durante a pandemia da Covid-19. O negacionismo é a atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam segundo o dicionário www.academia.org.br. Então, o que isso significa é que mesmo com todas as evidências de que a vacina funciona (tanto que atualmente no Brasil a maioria dos lugares nem requere mais que você utilize máscara), se recusam a tomá-la, colocando em risco a vida do negacionista, e de todas as pessoas com quem ela convive.
Artigos, Vídeos, Textos, PODCASTS, Filmes, Publicações, Notícias, Relatórios, Revistas, Mapas e Gráficos Sobre Vacinação e Saúde
Sugestões Atuais
Não existe limite para o negacionismo e o charlatanismo no Brasil
Artigo sobre Negacionismo no Brasil, e as (supostas) limitações a ele. Também é Coberta uma Breve Passagem pelo Perído de 2022 no Governo de Bolsonaro, e Como suas Políticas Foram de Grande Impacto. Artigo escrito por Luiz Carlos Diaz, Professor Titular de Química da UNICAMP
01/06/2023